O que é trabalho remoto: veja exemplos, vantagens e desvantagens

O que é trabalho remoto: veja exemplos, vantagens e desvantagens

O trabalho remoto está se tornando cada vez mais popular entre funcionários e empregadores. Essa abordagem permite que você concretize totalmente seu potencial através de resultados do seu trabalho pela Internet.

Por exemplo, um redator pode enviar textos para um site pela rede, um programador pode enviar um código de programa e um designer pode enviar um layout de site. Você pode trabalhar em casa, em um café ou em qualquer outro lugar com acesso à Internet.

O importante é otimizar o tempo no trabalho e apresentar bons resultados.

O que é trabalhado remoto?

Não apenas um freelancer, mas também um funcionário em tempo integral da empresa pode trabalhar remotamente. Se um funcionário executa suas tarefas em casa e envia os resultados de seu trabalho pela internet, ele é um funcionário remoto.

exemplos de trabalho remoto

Várias empresas já estão transferindo funcionários de escritórios para esse regime de trabalho.

Tipos de trabalho remoto

Basicamente, representantes de profissionais de TI, especialistas em publicidade e marketing, designers, tradutores e trabalhadores criativos trabalham remotamente.

Entre as profissões mais exigidas em um local remoto: programadores, redatores, editores, jornalistas, tradutores, designers, ilustradores, especialistas em SMM, designers de layout, testadores de software, especialistas em suporte, operadores de call center, designer de maquiagem, ilustrador, artista, consultores online, gerentes de vendas.

Pessoas sem conhecimento especial podem trabalhar como moderadores, avaliadores, transcritores ou aprender profissões populares na internet.

Vantagens e desvantagens

Lista de vantagens

A oportunidade de conseguir um emprego em uma grande empresa por um bom salário. Isso é especialmente verdadeiro para residentes de regiões onde há pouco trabalho para especialistas em TI ou representantes de profissões criativas.

Horários mais flexíveis do que o trabalho de escritório.

Não há necessidade de se comunicar com colegas de escritório, distraia-se do trabalho.

Economizando tempo como não há necessidade de se deslocar para o trabalho e passar algumas horas no metrô ou em engarrafamentos.

Economizar dinheiro em “roupas de escritório” e todos os atributos de um rígido “código de vestimenta”.

A oportunidade é mais fácil de ganhar dinheiro e levar projetos de outros clientes ou empresas, porque o empregador não controla que você está apenas trabalhando em seus projetos.

No caso de trabalho remoto, o resultado é importante para o empregador, não o processo. No entanto, recomendamos que você coordene a existência de um emprego de meio período com o empregador principal e não trabalhe para concorrentes diretos.

Desvantagens

Nem todas as empresas estão dispostas a contratar teletrabalhadores.

Sem comunicação com colegas. Alguém sofre com isso, alguém sofre com facilidade.

Como regra, o computador e os programas necessários para o trabalho devem ser adquiridos por conta própria (mas pode haver exceções).

É necessário organizar de forma independente a sua jornada de trabalho, pois ninguém está constantemente “acima da sua alma”.

Freqüentemente, trabalhar em horário livre torna-se trabalho com jornada irregular, incluindo trabalho em feriados ou finais de semana. No entanto, se você organizar imediatamente o fluxo de trabalho corretamente, esse problema será resolvido.

O trabalho remoto é o futuro e, em parte, o presente. Ao transferir funcionários para um modo de trabalho remoto, os empregadores economizam nos custos de escritório e podem contratar especialistas de outras cidades e até países, e esta forma de ganhar dinheiro é mais conveniente e confortável para os funcionários.

De fato, nas grandes cidades, muitas vezes leva de duas a três horas para um funcionário chegar ao escritório. No trabalho remoto, esse problema não existe – você pode trabalhar em casa e não precisa se deslocar para lugar nenhum.

Qual a diferença entre trabalho remoto é home office?

Basicamente, a diferença está no local de trabalho. Sendo que no trabalho remoto, o funcionário pode atuar em qualquer lugar do mundo. Pode ser em casa, em outra cidade, em uma cafeteria ou onde se sentir mais produtivo.

Já no home office, é necessário trabalhar em casa. Podendo ser temporário ou de forma contínua.

Ou seja, todo home office é remoto, mas nem todo trabalho remoto é home office.

Onde e como encontrar trabalho remoto na Internet?

Você também pode encontrar ofertas de emprego remotas em sites de emprego.

o que é trabalho remoto

Você pode encontrar trabalho remoto navegando nos sites de empresas – empregadores em potencial. Muitas empresas publicam vagas em seus sites e podem indicar a possibilidade de trabalho remoto em determinada posição.

Por exemplo, editoras que oferecem trabalhos a autores, editores, revisores, ilustradores e artistas. Agências de tradução que recrutam tradutores, editores e revisores remotos.

Ao contrário do freelancer, um trabalhador remoto é essencialmente um especialista em tempo integral e trabalha para uma empresa. Portanto, via de regra, não há muitos projetos de trabalho remoto em intercâmbios autônomos.

Cronograma

Você concorda com isso com o empregador e trabalha em tempo integral ou define um horário conveniente durante o dia.

Com o pagamento por peça, a programação costuma ser gratuita: você trabalha quanto e quando quiser. Com o salário de tempo, você senta em sua mesa condicionalmente das nove às seis e é pago pelas horas trabalhadas, independentemente da quantidade de trabalho.

Se no trabalho você precisar se comunicar com clientes ou parceiros durante o dia de trabalho, provavelmente você terá que se ajustar a sua programação e fuso horário.

Normalmente em um local remoto, a carga de trabalho padrão é de 40 horas por semana, 8 horas por dia. Mas existem opções para trabalhar 30 horas semanais ou menos.

Ferramentas

Para trabalhar, todos precisam de um laptop ou computador e uma conexão de alta velocidade e estável à Internet. Um operador de call center ou gerente de vendas precisará de um fone de ouvido, um ilustrador ou designer – um tablet de desenho.

Combine com o empregador que compra as ferramentas necessárias: você ou ele. Se você precisar de um software especial, o empregador o ajudará a instalá-lo e lhe dará acesso.

Ambiente de trabalho

Os trabalhadores remotos trabalham principalmente em casa e equipam eles próprios o local de trabalho. Uma sala separada, parte da sala de estar, quarto ou varanda é adequada para isso.

É melhor se for um local de trabalho clássico com tudo o que você precisa: uma mesa, uma cadeira confortável, um abajur, material de escritório.

A mesa da cozinha não é adequada para o trabalho: você come nela, passa o tempo com sua família, amigos e relaxa.

Às vezes, os trabalhadores remotos vão a um café, biblioteca ou espaço de coworking e trabalham lá.

Liberdade de movimento

A vantagem do trabalho remoto é que você pode trabalhar em qualquer lugar: em casa, em um café ou em outro país.

Se o horário for livre, você pode cuidar de assuntos pessoais mesmo durante o dia e adiar o trabalho em um horário conveniente.

Se você trabalha remotamente de acordo com a programação da empresa, não poderá fazer mais nada durante o dia, mas ainda não estará preso a um local de trabalho no escritório.

Dicas para aumentar a produtividade

Em casa, você quer relaxar, o que significa que pode haver problemas de produtividade e disciplina. Todo mundo dá o mesmo conselho contra a preguiça e a procrastinação, o principal é desenvolver um hábito:

  • Organize o local onde deseja trabalhar: ligue a música ou coloque fones de ouvido para silenciar.
  • Não trabalhe de pijama ou roupa de casa. Melhor mudar para algo para o trabalho.
  • Desative as notificações sempre que elas possam distraí-lo do trabalho.
  • Peça aos seus familiares para não incomodá-lo durante o horário comercial. Se animais de estimação ficarem no caminho, não os deixe entrar na sala.
  • Encontre o tempo produtivo perfeito. Alguém tem tempo para fazer tudo de manhã e alguém é bom para trabalhar à noite.
  • Elabore um plano de tarefas para o dia: desta forma é mais cómodo distribuir a carga e o tempo. Divida as tarefas grandes em pequenas, para que seja mais fácil concluí-las.
  • Descanse quantas vezes quiser. Alguns trabalhadores remotos usam o método do tomate: eles fazem uma pausa de cinco minutos a cada 25 minutos de trabalho contínuo. Outros descansam a cada uma ou duas horas, ou após a conclusão de uma tarefa.
  • Crie motivação pessoal e se recompense por concluir uma tarefa ou projeto. O mais importante é trabalhar em uma especialidade que você goste.

Hernani Vitoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *